9 Resoluções para um Ano Novo Saudável

25 dez , 2019 Psicologia

As famosas resoluções de ano-novo podem trazer frustrações ao invés de conquistas. Vou compartilhar com vocês 9 dicas trazidas pela revista Vida Simples. Trata-se se uma lista um pouco diferente mas que vai deixar você mais feliz o ano inteiro.

Para quem está com esperança de neste ano alcançar resultados diferentes, a dica principal é cultivar atitudes e comportamentos diferentes. Pensando nisso e para ajudá-lo nessa empreitada, vamos fazer, a seguir, nove sugestões – mais simples do que você imagina que podem trazer mudanças realmente significativas a você a partir de agora e (por que não?) para sempre.

 

POTE DA GRATIDÃO

A palavra está na moda, mas o que realmente importa não é o termo, e, sim, o gesto.Para colocar o hábito em prática, uma opção é fazer um “Pote da Gratidão”. Basta separar um vidro e deixá-lo em um local a vista. E, todos os dias, escrever em um pedaço de papel algo bom que lhe aconteceu. Ao final de doze meses, abra o pote e leia os comentários. Você pode até não ter cumprido todas as metas que se propôs naquele ano, mas com certeza vai notar que tem muito a comemorar.

COMECE UM HOBBY

Por que não aproveitar as horas vagas para fazer algo distante dos compromissos e obrigações cotidianas, apenas por prazer?É nas coisas simples que encontramos maior satisfação a longo prazo. Não sabe como começar?Uma sugestão é recordar aquilo que gostava de fazer quando criança e adolescente. A chave para o seu hobby pode estar aí.

ADOTE UM BICHO 

Dá trabalho, é verdade e ainda que possa pesa um pouco no bolso, chegar em casa depois de um dia ruim e ser recebido com lambidas de alegria e pulos de felicidade não tem preço. Esses animais nos ajudem até mesmo, a ser mais responsáveis.

USE O DESPERTADOR

É sabido que o uso das telas a noite, como computador, tablet e celular, pode afetar a qualidade do sono. Isso porque a luz desses gadgets afeta a produção de melatonina, hormônio que ‘avisa’ o organismo que que chegou a hora de ir para a cama. Deixe-os longe do quarto e compre um despertador. E não se esqueça de colocar o aparelho no modo silencioso ao dormir, claro.

MENOS REDES SOCIAIS

A internet faz parte do dia a dia, por isso a nossa vida virtual se mistura à real e vice-versa.O especialista alerta  para o fato de posts, fotos e vídeos nos venderam a ideia de que temos de ser felizes o tempo todo, como se isso fosse possível. “O que vemos são recortes do cotidiano das pessoas. E muitas, aliás, estão mentindo”. Resumindo, para evitar ganhar algumas desilusões e ganhar mais tempo para focar nas suas metas, resista à vontade de passar horas em um scroll infinito.

MEXA-SE

Para aumentar a probabilidade de se manter ativo ao longo do ano, busque alguma modalidade que você goste de verdade – e não apenas com base nos gasto calórico, por exemplo.

COZINHE MAIS

Não coma menos. Como melhor. E isso sem dúvida, implica em cozinhar mais também.O esforço compensa e muito; ao estimular o consumo de alimentos mais frescos, evitamos o aumento de peso e o aparecimento de outras doenças associadas, como o diabetes tipo  2 – além de relaxar!

ESQUEÇA

Já se deparou alguma vez com aquele meme “não deixe para amanhã o que você  pode deixar pra lá”? Se algum dos seus planos para 2020 não der certo, lembre-se que tem hora que é melhor mesmo esquecer. E está tudo bem.

CONSUMA MENOS

Não á à toa, portanto , que o movimento minimalista, que sugere que a gente sobreviva com apenas o essencial, está ganhando cada vez mais fãs no mundo. E um dos principais ensinamentos de adeptos  do minimalismo é: em vez de coisas, que tal acumular experiências?Então que tal começar já a colecionar as suas?

 

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O conteúdo completo dessa matéria

você encontra na edição 203 da Revista Vida Simples.

E para te ajudar a ter mudanças efetivas tem esse post aqui no meu Instagram.

 


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