A palavra do Ano – saiba o que é e como escolher a sua.

9 jan , 2022 Psicologia

Você sabe do que precisa para alcançar os seus objetivos? Para manter as conquistas já alcançadas? Olhando para a sua história, você consegue saber qual característica pode ser fundamental para ter qualidade de vida e saúde emocional? Escolher uma palavra para guiar o seu ano pode te ajudar com isso!

A universidade de Oxford realiza anualmente o Dicionário de Oxford onde seleciona qual foi a palavra do ano utilizando como critério dois itens: a quantidade de vezes que uma palavra foi pesquisada na internet e a relevância cultural do termo; a última palavra eleita – referente a 2021 – foi vacina por exemplo.

Nesse post eu vou te ajudar a escolher a sua palavra do ano conforme o meu método. O meu olhar para as metas de ano novo e as promessas de réveillon são que elas criam uma falsa sensação de novidade. Sim, é novo mas ao mesmo tempo tudo vai continuar seguindo a normalidade. Eu não trabalho com objetivos e metas, eu passo por esse período com uma noção de continuidade.

MAS COMO EU ESCOLHO?

Eu conheci o recurso da Palavra do Ano aplicado a trajetórias individuais através de uma NewsLetter que eu assino do Tiago do Tira do Papel. Veja o que ele compartilhou:

Penso que a melhor escolha para a palavra ano precisa se ancorar em continuidade: seja para alcançar o que gostaria ou para manter o que já foi conquistado. E isso só é possível se você tem autoconhecimento o suficiente. Antes de planejar e pensar no novo ano, você reflete sobre o ano que se encerra (antes de planejar o que se inicia)? Você sabe o que o ajudou ao longo do ano ou conhece o que dificultou a sua trajetória? Isso é fundamental! Não vire a página sem ter lido os parágrafos da página anterior. Não faz o menor sentido ler o capítulo 2 sem lembrar do capítulo 1. Você vai se perder !

Minha orientação é que você escolha como palavra do ano o que mais te ajudou ao longo do ano passado ou o que, após analisar, você percebe que teria sido um bom auxílio para que você continue. Lembra das variáveis que a Universidade de  Oxford utiliza? Recorrência e impacto. Autoconfiança, arriscar, enfrentamento, superação, cautela, equilíbrio, autocompaixão, aceitação, leveza, perseverança, ousadia, autocontrole, simplicidade... Uma vida saudável também é sobre constância. O ano novo é apenas a continuação do ano anterior: o que você  pode fazer para essa continuidade tenha um upgrade é faz a diferença. Evoluir é isso. Não idealize, não romantize e nem espere uma mudança radical.

AGORA QUE ESCOLHI EU FAÇO O QUE?

Com os meus pacientes eu costumo trabalhar uma atividade terapêutica quando eles chegam nesse ponto existencial onde percebem o que os ajudaria a alcançar novos objetivos ou o que está faltando para uma vida mais satisfatória. O nome do exercício é “O florescer de uma nova qualidade” e vou compartilhar com você uma parte adaptada deste exercício para te ajudar a desenvolver essa característica – a sua palavra do ano. O exercício na íntegra é exclusivo para os meus pacientes ou para quem já adquiriu um dos meus e-books mas eu vou te ajudar com 3 perguntas para uma reflexão inicial. Vamos lá?

RESPONDA:

  • Após analisar os momentos marcantes do meu último ano, qual será a minha palavra do ano?
  • Como ela pode me auxiliar daqui em diante?
  • Qual ação mais imediata eu posso fazer a fim de colocá-la em prática?

Espero que tenha gostado e Feliz Ano Novo!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *