Alfabeto Vivencial

8 jul , 2020 Psicologia

Quando alguém te pergunta como você está se sentindo ou como determinada situação mexeu com você, qual é o tipo de resposta que você dá? “Ah, estou bem!”; “Ah, foi legal!”; “Foi ruim…”, você já reparou se o nome que você dá aos seus sentimentos são sempre os mesmos? Como está o seu vocabulário emocional, você conseguiria me dizer sentimentos e emoções de A a Z?

Enquanto psicóloga o que eu mais escuto durante os atendimentos é: “estou ansiosa, fiquei com ansiedade” e eu sempre procuro expandir o olhar pois chamar tudo de ansiedade é quase um piloto automático. Eu vejo a ansiedade como um rótulo, um grande guarda-chuva que comporta um gama variada de experiências emocionais.

O post de hoje traz para você uma lista enorme de sentimentos para te ajudar no autoconhecimento e no autocuidado pois sabendo com mais precisão o que você está sentindo é mais fácil de cuidar e se dar (ou ir buscar) que você realmente precisa. Vamos lá?

Que tal experimentar nomear suas vivências, experiências e estados emocionais indo além do “estou bem” ou do “fiquei ansiosa” ? Aproveite os vocábulos dessa lista! E saiba que existem muitas outras palavras para o que sentimos então você pode completar a lista também!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *