Como ter saúde mental na crise?

31 mar , 2020 Psicologia

Temos vivido dias difíceis. Mais complicados para umas pessoas e nem tanto para outras mas em todo contexto delicado a saúde das nossas emoções e a qualidade dos nossos pensamentos é diretamente afetada. Crise na área da saúde, crise financeira, desastres naturais, crise no relacionamento e a crise gerada pela perda: pessoas, status ou bens. Para ajudar você esse post reúne algumas dicas!

Na crise a gente se desespera, a gente não aceita, a gente acha que não é nada,  a gente acha que é o fim de tudo, a gente não sabe o que fizer e por aí vai. Que gangorra emocional! Eu por exemplo, tem dias que acho que conseguiremos sair logo da quarentena mas tem dias que eu acho que nossa medidas estão sendo insuficientes. Cada hora uma coisa #socorro ! Ter saúde emocional para lidar tempos difíceis  não é uma tarefa simples.

Vou deixar algumas dicas para tentar te ajudar um pouco. Vamos lá!

 

 

CONSUMO DE INFORMAÇÕES

diminua o consumo de informações

não fique vendo o noticiário o tempo todo

separe dois momentos do seu dia para se atualizar

informe-se apenas nas fontes seguras

 

 

 

 

 

 

 

AUTOCUIDADO

em tempos delicados, sair de grupos de whatsapp que te fazem mal é autocuidado

evitar determinadas conversas que são gatilhos para a sua ansiedade é autocuidado

continuar (ou começar) a psicoterapia é autocuidado

para de usar determinada rede social é autocuidado

evitar conversas polêmicas é autocuidado e etc

Cuide de você!

 

FOCO NO QUE VOCÊ ALCANÇA

se preocupar com a cura da doença e com a economia global não é um uso inteligente da sua energia de vida e do seu tempo. Procure se ocupar com aquilo que você vai dar conta no momento: a higiene da sua casa, do seu corpo e da sua mente, sua alimentação, seu lazer e sua rotina são exemplos de situações que vale investir tempo e energia. Faça a sua parte e procure ficar em paz com isso. Acolha a sua impotência e mão a obra onde você é potente!

Atualmente fomos todos afetados por um acontecimento:  a pandemia. Enquanto sociedade estamos todos afetados mas enquanto individualidades não chega igual para todos. O que ela afetou na vida de cada um de nós é diferente. Teve gente que ficou com as finanças abaladas mas teve gente que no financeiro não mudou muita coisa mas na convivência familiar se instaurou o caos!Tem gente que está achando maravilhoso ficar em casa e tem gente que não aguenta mais.  Tem gente com familiar diretamente afetado, tem gente que a vida mudou muito pouco. Tem gente que ficou extremamente ansiosa, preocupada e desesperada. Tem gente que tá achando isso tudo um exagero e está com raiva por estar com a mobilidade social reduzida.

Eu espero que você consiga encontrar um ponto de apoio forte para sustentar você em meio a crise.

Com carinho,


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *