Janeiro Branco – Saúde Mental Importa!

1 jan , 2019 Psicologia

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Setembro Amarelo e da Campanha Outubro Rosa. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional. Quem cuida da mente, cuida da vida!

Os 5 objetivos da Campanha Janeiro Branco:

1 – Fazer do mês de Janeiro o marco temporal estratégico para que todas as pessoas e instituições sociais do mundo reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos e das próprias instituições;

2 – Chamar a atenção de todo o mundo para os temas da Saúde Mental e da Saúde Emocional nas vidas das pessoas;

3 – Aproveitar a simbologia do início de todo ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, dos seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem Saúde Mental e Saúde Emocional em suas vidas e nas vidas de todos ao seu redor;

4 – Chamar a atenção das mídias e das instituições sociais, públicas e privadas, para a importância da promoção da Saúde Mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos;

5 – Contribuir, decisivamente, para a construção, o fortalecimento e a disseminação de uma “cultura da Saúde Mental” que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas públicas em benefício da Saúde Mental dos indivíduos e das instituições.

A Campanha Janeiro Branco pode ajudar o mundo a ser um lugar melhor, afinal, trata-se de uma campanha  dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito das suas vidas, a  qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Trata-se, em verdade, de uma campanha dedicada a mostrar às pessoas – e à sociedade – que os seres humanos são seres de conteúdos psicológicos e subjetivos, que suas vidas, necessariamente, são estruturadas em torno de questões mentais, sentimentais, emocionais, relacionais e comportamentais, sendo, portanto, imperioso e necessário, que a subjetividade humana possua lugar de destaque em nossa cultura e em nossos cotidianos, sob pena de sermos vítimas de nós mesmos e de quem despreza as próprias necessidades psicológicas e as necessidades psicológicas alheias.

Trata-se, ainda, de uma campanha pensada, planejada e projetada para a promoção de Saúde Emocional nas vidas de todos os indivíduos que compõe a humanidade, buscando estratégias políticas, sociais e culturais para que o adoecimento emocional seja prevenido, conhecido e combatido em todos os campos, esferas, dimensões e espaços em que o humano se faz presente.

Janeiro Branco 2019 no ExistencialMente Consultório de Psicologia

Anualmente diversas ações são realizadas em prol do Janeiro Branco: palestras, panfletagens, entrevistas, rodas de conversa, workshops e etc. Este ano o ExistencialMente Consultório de Psicologia também irá participar! Realizaremos todas as segundas-feiras de janeiro (dias 7, 14, 21 e 28) Plantão Psicológico gratuitamente. Sem saúde mental, não há saúde!

Plantão Psicológico é, resumidamente, uma modalidade de atendimento psicológico pontual para alívio de tensão emocional e acolhimento de conflitos. ‘Enfim, no plantão psicológico não podemos focar e esperar que os problemas em questão serão definitivamente resolvidos, até porque, neste tipo de atendimento existem muitos limites, até mesmo próprios da pessoa; mas deve-se focar no sofrimento e alivio deste, através da compreensão e possíveis conselhos e orientações que possam ser dados.’ Também não há obrigatoriedade de retorno/manutenção e se diferencia de um processo psicoterapêutico clássico.

SERVIÇO

Plantão Psicológico.

OBJETIVO

Colaborar com a Campanha Janeiro Branco visando acessibilizar a Psicologia enquanto ciência e profissão, reafirmando sua importância na realização de uma sociedade mais humana e saudável. Seres humanos emocionalmente saudáveis constroem relações com mais qualidade.

Terapia para todos e saúde mental de janeiro a janeiro!

QUEM PODE PARTICIPAR?

Maiores de 18 anos necessitados de uma escuta qualificada, suporte e acolhimento de suas questões existenciais e interessados em investir e cuidar da sua própria saúde emocional. Não é necessário estar em psicoterapia.

É necessário agendamento prévio, os atendimentos acontecem apenas com hora marcada.

QUEM NÃO PODE PARTICIPAR

Menores de 18 anos e a modalidade Plantão Psicológico não é indicada para Síndromes Orgânicas,

Retardo Mental, quadros de Psicose (como a esquizofrenia) e Autismo.

DIAS DE ATENDIMENTO DA CAMPANHA JANEIRO BRANCO

Sempre às segundas-feiras (7, 14, 21 e 28 de janeiro de 2019).

VAGAS

Serão ofertadas quatro vagas por dia.

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL

Psicóloga Williane Lima

CRP 05/49563

COMO AGENDAR?

WhatsApp 21 98856-7462

Instagram @existencial.mente

E-mail: nwilliane@gmail.com

Ou deixando seu contato nos comentários dessa postagem ou na postagem do instagram @existencial.mente

VALORES

Gratuito

ENDEREÇO

ExistencialMente Consultório de Psicologia

Avenida Presidente Kennedy, 735.

Estrela do Norte – São Gonçalo.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *