A liberdade de ser você

29 mar , 2021 Psicologia

O que autenticidade significa para você? Muitas vezes ‘ser você mesmo’ não é nada fácil! Temos medo do julgamento, nos sentimos inseguras, corremos o risco de decepcionar pessoas queridas e com isso levamos a vida atrás de máscaras ou de um jeito sem graça…

Comumente chamamos alguém de autêntico quando essa pessoa é original, ousada, diferente e destacada, certo?⁣ No sentido existencial (o ramo da filosofia que estuda a existência) autenticidade está mais relacionada em viver de acordo com o que faz sentido para você do que em ser o diferentão ou a diferentona. ⁣

Ser autêntico então é viver de acordo consigo mesmo e não simplesmente curtir filmes que ninguém gosta ou se vestir de maneira exótica.⁣

Fritz Perls, um psiquiatra e psicólogo muito importante dentro da psicologia escreveu um texto poético sobre “O Contato Consigo Mesmo” que eu vou destrichar verso por verso aqui neste post! Leiam comigo:

 

 

Seja como você é. De maneira que possa ver quem és. Quem és e como és.

Você consegue tirar o “eu deveria ser”, “eu gostaria de ser mais/menos desse x jeito” e ficar exatamente onde você está?

Existe um teoria chamada Teoria Paradoxal da Mudança que nos mostra que a mudança pode acontecer sempre que a pessoa, desapega de querer ser quem deveria ser ou  o que gostaria de se tornar e se permite ser exatamente o que é. Ficando onde está, tem-se um base firme para mudar. Para dar um passo, o nosso pé de trás tem que estar solidamente posicionado para que consigamos anda senão qualquer movimento fica difícil sem esse chão firme.

Como é para você se observar a partir de como você é hoje? Exatamente como você está?

Complete mentalmente: “Eu sou…, eu sou…, eu sou…” insira suas autopercepções, note como se sente depois se descrever e respire fundo.

Deixa por um momento o que deves fazer e descubra o que realmente fazes.

As idealizações são terreno fértil para autocobrança, julgamento, críticas e frustração. E muitas vezes, é nessa dinâmica que você pode começar  a se sentir uma farsa quando conseguir o que deseja uma vez que enquanto você estava no processo da vida sua conexão era com o futuro ou com as expectativas ao invés de se apropriar do que realmente estava sendo vivo por você. O Contato Consigo Mesmo, lembra? Este é o título do poema e não é a toa…

Arrisque um pouco, se puderes.

Arriscar. Correr  riscos. Sair [da ilusão de] controle, estar vulnerável. Não saber no que vai dar & pagar pra ver. Nossa!  O que essas expressões te causam? Arrisque um pouco, se puder! Avaliar o que de fato está em risco pode ser uma boa estratégia para te permitir enfrentar aquilo que vale a pena. E valer a pena nesse caso significa que as vantagens são mais interessantes que as desvantagens uma vez que sempre se perde algo.

Sinta seus próprios sentimentos. Diga suas próprias palavras. Pense seus próprios pensamentos. Seja seu próprio ser.

O cerne da autenticidade. SEUS sentimentos, SUAS palavras, SEUS pensamentos. Já parou para pensar nisso? Já observou se tem você na sua vida? Os sonhos que você tem são de quem? Os planos que você planeja tiveram quais inspirações? O que você quer e deseja realmente partiu de você? Você filtra as influências que recebe até chegar nas próprias conclusões? Aquelas que tem a ver com você de verdade? E nas suas relações, você consegue ser autêntica/o ou está sempre a postos para agradar, ser o que outro quer, dizer o que o outro quer ouvir e por aí vai?

Descubra.

Mas de que forma eu consigo descobrir, Williane? Autoconhecimento lógico! O autoconhecimento pode ser desenvolvido de diversas formas e o acompanhamento psicólogica é uma excelente escolha que descobrir quem você é hoje e construir a sua melhor versão.

Deixe que o plano pra você surja de dentro de você.

Que proposta rica! Surgir de você o seu estilo de vida, surgir de você quem você pode ser. Surgir de você a vida que você pode e merece viver. Essa é a liberdade de ser você mesmo, Sem medo de desagradar, sem insegurança do que os outros vão pensar mas existir de maneira livre, livre para ser você.

 

Descubra a sua voz, crie o seu tom e procure viver autenticamente.  Esteja em paz com você e experimente a leveza que é ter uma vida onde o que você sente, pensa e faz estão em plena harmonia.⁣

 

Com carinho,


2 Responses

  1. Mariane Bedin disse:

    que texto incrível!!!!! muito interessante como foi abordado o tema, parabéns ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *