ENEM 2018 : tá chegando!

4 out , 2018 Orientação Profissional

Estamos em contagem regressiva para O Exame Nacional do Ensino Médio, faltam 30 dias! O Exame é muito importante e acaba afetando emocionalmente todos que irão fazê-lo, inclusive quem está a volta também acaba se envolvendo. A expectativa só cresce! É um misto de apreensão, ansiedade e insegurança, concorda?

Anualmente o INEP – órgão que está vinculado ao Ministério da Educação e que é o  responsável pelo ENEM – elabora uma  Cartilha com Orientações para a redação chamada Redação no ENEM – cartilha do Participante“Nosso objetivo é tornar o mais transparente possível a metodologia de avaliação da redação, bem como o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas.” O interessante dessa Cartilha é que ela contém várias produções textuais que atingiram a pontuação máxima e cada uma vem seguida de um extenso comentário de algum professor especialista em Redação. Vale a pena conferir, não acha? Você a encontra clicando aqui.

“Para alcançar bom desempenho na prova de redação do Enem, você deve, antes de escrever seu texto, fazer uma leitura cuidadosa da proposta apresentada, dos textos motivadores e das instruções, a fim de que possa compreender perfeitamente o que está sendo solicitado. O tema da redação sempre vem acompanhado, na proposta, de textos motivadores. Em geral, são textos em linguagem verbal e em linguagem não verbal (imagem) que remetem ao tema proposto, a fim de orientar sua reflexão”. Todas as redações de todos os candidatos estão sujeitas aos mesmos critérios avaliativos.  Confira quais são as competências que os avaliadores irão prestar atenção na hora de corrigir o seu texto:

***

Competência 1

 Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

***

Olha só como eles explicam de que modo se dará a correção das redações: “O texto produzido é avaliado por, pelo menos, dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de acordo com as cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.”

Entendeu? A sua redação vale 1000 pontos divididos entre essas categorias que expliquei antes – as 5 competências – e ela é corrigida por dois professores diferentes, onde cada um vai dar uma nota de acordo com os critérios do ENEM e a sua nota final será a média das notas desses dois professores: soma-se a nota que cada um deu e divide por dois. Taí o resultado que te aproximará (ou não rs) do Ensino Superior.

Você está pronto para o ENEM? Está preparado para a Universidade? Já sabe qual curso quer fazer ou está mais preocupado com as provas de novembro? Eu espero que você consiga ficar satisfeita/o com o que pode estudar ao longo do seu preparo. Seja em casa, na escola ou no cursinho! O importante é saber o que se quer e como chegar lá. E vou deixar um aviso: o tempo vai passar voando! 30 dias e… contanto!

Na torcida para que vocês tenham bons resultados,


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *