SiSU 2019 – Dicas!

28 dez , 2018 Orientação Profissional

 

Um mês para a chamada regular do SiSU. Nesse post iremos explicar como funciona o processo, traremos orientações para a inscrição, bem como as novidades dessa edição.

Já passamos do Natal, estamos aguardando 2019 e – para quem prestou vestibular nesse ano- também estamos esperando o tão ansiado resultado. Conseguir uma vaga, entrar na lista de espera, ter uma pontuação abaixo do esperado, ter que tentar mais uma vez… São inúmeras as preocupações nesse período!

 


Foi liberado essa semana o Cronograma do SISU 2019.As inscrições abrirão em 22 de janeiro, encerrarão no dia 25 de janeiro e o resultado da primeira chamada sai no dia 28. Todo mundo que fez o ENEM 2018 pode participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) desde que não tenha zerado a redação e não seja um treineiro.

(UPDATE:  treineiros é o termo utilizado para se referir a pessoas que fizeram só para ver como se saíram, só para treinar e testar. Geralmente, são alunos que não concluíram o Ensino Medio e portanto não pode participar do SiSU. No caso dos treineiros as notas saem dois meses depois das notas do alunos regulares).

Quem está apto poderá se candidatar a dois cursos universitários em qualquer Instituição de Ensino Superior que participe do programa. No Rio de Janeiro, por exemplo, a UERJ não tem seu processo de admissão relacionado ao SiSU possuindo um processo seletivo próprioo. O calendário da UERJ foi postado em nosso Instagram mas você também pode encontrá-lo ao final desse texto 😉

O calendário do SiSU ficou assim estabelecido:

Acessamos o site do MEC  e vamos explicar com detalhes todas as etapas do SiSU.

Como funciona?

O SiSU é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.O candidato escolhe até duas opções de curso, é possível alterar suas opções durante as inscrições. Todo o processo acontece online pelo site do SiSU (sisu.mec.gov.br) portanto é imprescindível ter os dados de acesso que são o seu número de inscrição e a senha. Nesta etapa não há cobrança de taxa.

Como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato.

CRITÉRIO PARA ALGUNS CURSOS

PESOS DIFERENTES

Ex.: Um curso de física pode dar mais peso à nota de Ciências da Natureza.

MÉDIA MÍNIMA E NOTA MÍNIMA

Ex.: Um curso de medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos.

NOTA DE CORTE

É a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição.Diariamente, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso.

Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do Enem, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade e concorrência. O cálculo da nota varia de Instituição para instituição. Fique atento/a!

CHAMADA, MATRÍCULA E LISTA DE ESPERA

A chamada regular acontecerá dia 28 de janeiro. Se você foi selecionado, procure a instituição para fazer sua matrícula, se ainda não foi selecionado na 1ª opção, você pode participar da lista de espera; já as matrículas serão de 30 de janeiro a 04 de fevereiro de 2019.

Quem não for chamado na primeira convocação ainda tem chances de participar da lista de espera.Para participar da lista será preciso acessar o SiSU para participar da lista de espera na sua 1ª opção, manifestando interesse entre os dias 28 de janeiro e o dia 4 de fevereiro. A lista de espera é única e compreende ampla concorrência, reserva da Lei nº 12.711/2012 e facultativamente, demais ações afirmativas.  A convocação dos candidatos em lista de espera deve ser iniciada em 7 de fevereiro

A lista de espera sofreu mudanças nessa edição passando a funcionar assim: “Com o novo método, será aplicada apenas uma única chamada regular. Selecionados nessa etapa em uma de suas opções de vaga não poderão participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado. Mas, caso não for selecionado, ele poderá manifestar interesse na relação de espera em apenas uma das suas opções de curso.De acordo com o MEC, a mudança permitirá uma maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu. Espera-se, também, uma contribuição na diminuição da ociosidade das vagas.”

Ao contrário dos anos anteriores, com o novo método de espera imposto pelo SiSU, será aplicada apenas uma única chamada regular para o processo seletivo. Selecionados em uma de suas opções de vaga nessa etapa não poderão participar da lista de espera,mas, caso não for selecionado, ele poderá manifestar interesse na relação de espera em apenas uma das suas opções de curso.

Se você estiver participando da lista de espera, procure a instituição a partir de 07 de fevereiro a e acompanhe a convocação para a matrícula. É fundamental acompanhar em paralelo os sites e editais das Universidades pretendidas.

Boa Sorte a todos (as) !

Para encerrar, segue o calendário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *