Vale a pena fazer faculdade?
muitos empresários dizem não ser necessário se formar para empreender. por mais que seja verdade, quando olhamos para os fundadores de unicórnios, a história é outra.
As pessoas estão fazendo menos faculdade?
As pessoas estão fazendo menos faculdade?
Cansaram? Depois da pandemia, parece que os jovens americanos estão gostando menos da ideia de fazer faculdade.
De 2019 a 2022, as matrículas no ensino superior caíram quase 10% nos EUA — mesmo após o retorno presencial —, sendo a maior taxa já registrada no país.
Vamos para os motivos… 
Muitos jovens estão escolhendo empregos horistas — em que o contrato e o salário são por horas trabalhadas — ou carreiras que não exigem um diploma.
Pare para pensar… As necessidades das empresas evoluem muito rápido, dificultando que universidades acompanhem essa transformação.
- Não existe, por exemplo, uma graduação de growth — uma carreira nova e cada vez mais requisitada pelo mercado.
Outro ponto que contribui para esse fenômeno são as altas mensalidades e fuga das dívidas estudantis — um grande problema nos EUA.
Em paralelo a isso, o número de empreendedores aumentou durante a pandemia, o que também pode ter contribuído para a redução do interesse por faculdades. Afinal, para empreender não é preciso ter um diploma.
Por outro lado… Isso não quer dizer que não possa ajudar. Inclusive, quando olhamos para o perfil dos fundadores de unicórnios — startups avaliadas em mais de US$ 1 bi — a grande maioria deles tem formação universitária:
Pode até ser que Steve Jobs, Bill Gates e Zuck tenham deixado a faculdade. Mas usá-los como exemplo para fazer o mesmo tem seus riscos.
Afinal, eles largaram Harvard e Stanford. Sem contar que são pessoas totalmente fora da curva — são exceções, e não regras.
Tem até uma frase que diz algo como “a excessão é o exemplo do burro”. risos.
Saindo um pouco do foco nos empreendedores… Para quem não sonha em ter seu próprio negócio, ter um diploma, na média, traz salários maiores.
- Fora os trabalhos que necessitam uma graduação para serem exercidos. Ou você confiaria em um médico sem diploma para te operar?
Já diversos outros cargos não entram nessa categoria. É só ver quantos programadores são contratados tendo feito apenas algum curso livre. Ou nem isso.
Tanto é que várias empresas — como Google, Tesla, Apple, Netflix e outras — não exigem um diplomauniversitário na hora de contratar. Para elas, saber a prática vale mais que a teoria.
Para aprofundar no assunto de hoje… 
MBAs em baixa? Edição que fizemos há um tempo mostrando a queda do interesse por programas de MBA e Ivy Leagues e outras universidades de ponta dos EUA.
Cenário brasileiro. O número de alunos que abandonaram a faculdade para trabalhar também aumentou no Brasil, durante a pandemia.
Unicórnios BRs. Report de 2019 que mostra o perfil dos fundadores de unicórnios brasileros — idade, gênero, formação acadêmica, experiências passadas e outros.
Os cursos de faculdade que geram mais arrependimento
Uma pesquisa que ouviu pessoas que já têm um curso superior e estão em busca de emprego identificou que 44% delas se arrependem da sua área de estudo. Essas são as que mais geram arrependimento:
Por outro lado, também há os cursos que menos pessoas se arrependem de ter feito. Aqui estão eles:
E você? Em qual desses cenários se encontra?
o conteúdo desse post foi extraído na newsletter TheBizness